O poder da influência é ditador. Quem nos acompanha tem a prioridade do nosso foco e o nosso foco determina o nosso caminho e aprendizagem
Dois homens andavam à caça de uma onça e há muito que esperavam, escondidos na vegetação. Depois de muito tempo sem nada acontecer, um dos caçadores quebra o silêncio:
- Se aparecesse agora aqui uma onça, o que é que fazias?
- Então, levantava a arma e disparava...
- Ok, mas imagina que a arma encravava
- Então, fugia...
- Mas a onça corre mais...
- Subia a uma árvore...
- Mas a onça também sobe às árvores...
- Atirava-me ao rio e nadava para a outra margem...
- Mas a onça também nada...
- Oh pá, afinal tu és meu amigo ou amigo da onça?!
Há sempre uma onça na nossa vida. Um desafio, um lapso de coragem, momentos de suspense, espera e expectativa para subirmos um nível de aprendizagem. Focamo-nos tanto na «onça» que esquecemos que muitas vezes o perigo está nos que nos incutem limitações e sentimentos de limitação e escassez e nas nossas escolhas mais primárias.
Bem lá no fundo, a onça representa a aprendizagem, o crescimento e a experiência. Para atingir o que queremos temos de criar o contexto apropriado, trazendo para a nossa vida aqueles que fazem relevar o melhor de nós. Depois de fazer a lista abaixo, ainda acredita que quer mudar e ser diferente ou apenas o diz porque está na moda? São perguntas de coaching:
- Com que tipo de assuntos ocupa a sua mente em geral?
De tarefas diárias, de problemas, de medos, de preocupação, de ideias inovadoras, de como melhorar, de competências, etc.
- Que tipo de conservas tem durante o dia?
Fala de outros, da dificuldade, de notícias do dia, de lamentos, de problemas, de projectos, de sonhos, de viagens, etc.
- Que programas vê na tv?
Telejornais, filmes com violência, shows de entretenimento, filmes sobre vidas, documentários, desporto.
- O que lê?
Livros, jornais diários, semanários, revistas cor-de-rosa, revistas temáticas, sites de especialidade, facebook, instagram, etc.
- Sobretudo, quem são as pessoas que o/a acompanham e o que fazem no dia-a-dia?
Do que falam? (dos outros, de projectos), O que fazem? (desporto, música, passeiam, têm hobbies), Que projectos têm? (empresariais, pessoais, profissionais, comunitários)
É amigo de si mesmo ou amigo da onça? No limite, o amigo da onça pode ser você mesmo/a em relação a si próprio